|

Manuseamento e Limpeza do seu Chapéu

Se tem um chapéu que gosta, certamente deseja que este dure. Existem muitas maneiras de aumentar anos à vida do seu chapéu. Siga os passos abaixo para que tenha um chapéu duradouro…

Manuseamento de Chapéus

O manuseamento correcto irá prolongar a vida do seu chapéu.
A primeira regra é nunca tocar no seu chapéu com as mãos sujas ou oleosas. Esta é a maneira mais rápida de arruinar um chapéu. Pegue sempre no seu chapéu por debaixo da copa, de modo a manter a forma das abas intacta.
Quando não o estiver a usar, pouse-o de modo a que a sua forma natural não se altere. Nomeadamente, evite que as abas estejam dobradas ou que haja peso excessivo sobre a copa.
No fim de cada estação deverá ter os mesmos cuidados com o seu chapéu que tem com o seu restante vestuário. Idealmente um chapéu deverá ser colocado numa caixa protegido do pó e da humidade, bem como de temperaturas extremas e da exposição ao sol.
Com um tratamento adequado, um chapéu continuará a ser belo e fonte de orgulho em qualquer colecção ou em qualquer cabeça, para os anos vindouros.

Limpeza e remoção de manchas

Para a remoção de pó de um chapéu deverá ser utilizada um escova macia. Uma escova rígida poderá rasgar o tecido. Ao escovar um chapéu faça-o sempre no mesmo sentido.
Uma toalha húmida também poderá ser utilizada para remover o pó. Suavemente esfregue a toalha humedecida num movimento circular anti-horário sobre a superfície para remover rapidamente o pó.
Para as manchas teimosas a escova não vai chegar, utilize um anti-nodoas de spray (limpeza a seco) para tecidos delicados.

Chapéus de Palha

O chapéu de palha é um artigo delicado. De forma a ser duradouro terá de ser bem estimado.
Nunca manuseie um chapéu de palha pela sua copa. É o local mais susceptível de quebrar.
Segure o seu chapéu de palha pela aba. Estas são mais fáceis de limpar e um local muito menos provável para quebrar.
Certifique-se de que quando guardar seu chapéu, não o deixa em contacto directo com a luz solar. Esta poderá encolher a palha seca diminuindo o tamanho do chapéu.
Caso isso aconteça o melhor modo de reestruturar o chapéu de palha é com vapor. Segure o seu chapéu alguns segundos por cima de um recipiente com a água quente e manuseio-o até reencontrar a estrutura que gostava.

Chapéus de Feltro

Um chapéu de feltro serve para o proteger. A maior parte dos chapéus de feltro podem ser utilizados em quase todas as condições meteorológicas.
Se o seu chapéu ficar molhado deve colocá-lo numa posição que não altere a sua forma original e deixá-lo secar completamente, num local seco e arejado. Nunca use um secador de cabelo, e nunca guarde um chapéu molhado. Os secadores podem causar rugas, e ao deixar um chapéu molhado numa caixa este ficará bolorento.
Use as técnicas de vapor descritas acima no tratamento dos chapéus de palha, para devolver a forma ao seu chapéu de feltro.

As manchas, rugas e nódoas podem ocorrer em chapéus, como em toda a roupa. Se adora um velho chapéu e as técnicas acima não ajudarem, entregue-nos o seu chapéu para ser limpo e restaurado. Se gosta realmente do seu chapéu, ou este tem uma história ou algum valor sentimental, esta é a sua melhor opção.

Voltar ao
topo
A Fábrica dos Chapéus - Webdesign por Knowhow2go - Termos e Condições
Área de entrada para revendedores:



Se ainda não se encontra registado e é profissional e/ou procura preços para quantidades, clique aqui.

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva gratuitamente a nossa newsletter para ficar a conhecer todas as novidades!